O Concelho


Nasceu Vila Nova de Famalicão para a história em 1 de Julho de 1205, com o Foral de D. Sancho I. Muitos historiadores referem que a povoação hoje denominada Vila Nova de Famalicão já era, nos alvores da nacionalidade portuguesa, sede administrativa e judicial da Terra de Vermoim.
 
Situada estrategicamente entre as cidades de Braga, Guimarães e Porto, Famalicão é uma cidade de referência no Baixo Minho e no Vale do Ave. Com uma rica e variada tradição cultural que remonta aos tempos pré-históricos, a comunidade famalicense tem-se afirmado com uma personalidade própria e bem definida.
Vila Nova de Famalicão é hoje uma terra frequentemente mencionada como um dos principais centros culturais, comerciais e industriais do país.

 

 

As pontes que abraçam as margens dos rios, os castros no cimo dos montes, as igrejas que reflectem espiritualidade, a nobreza das casas solarengas, os usos e os costumes do amanho da terra, a riqueza do artesanato e da gastronomia são um testemunho vivo de uma comunidade que constrói o futuro a cada momento.

Berço do escritor Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão é um concelho a conhecer.


A sua oferta cultural multifacetada - que tem o seu máximo expoente na Casa das Artes. 

O dinamismo das suas associações desportivas, o seu Turismo rural e religioso, as suas festas e romarias, os seus restaurantes, o seu património cultural e industrial...





Famalicão - A Boa Reguladora - Central de Electricidade

Contacto

Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
(Vila Nova de Famalicão e Calendário)
Vila Nova de Famalicão - Município de Famalicão


Uma comunidade com personalidade histórica e cultural

Rua Paços Concelho
4760 VILA NOVA DE FAMALICÃO
( Vila Nova de Famalicão e Calendário )
252 320 900